quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Tuparetama faz adesão ao PMAQ

A Secretária Municipal da Saúde de Tuparetama em comum acordo com a Coordenação da Atenção Básica decidiu fazer adesão ao PMAQ -  Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica estabelecido pelo Ministério da Saúde.

A adesão ao PMAQ foi motivada pelo desenvolvimento da Atenção Básica no município nos últimos anos. Inicialmente a decisão foi por fazer a contratualização de apenas uma equipe. O trabalho inicial é buscar construir um piloto em 2012 e posteriormente deixar a possibilidade de adesão para as demais equipes.

A equipe escolhida foi a equipe da Estratégia Saúde da Família do Bom Jesus que, entre outras atividades, criou esse blog para disponibilizar para todos do município a possibilidade de acompanhamento de todas as atividades do Programa. A ideia é que este instrumento possa ser uma ferramenta de avaliação.

O que é o PMAQ?

O PMAQ foi instituído pela Portaria nº 1.654 GM/MS de 19 de julho de 2011 e  foi produto de um importante processo de negociação e pactuação das três esferas  de gestão do SUS que contou com vários momentos nos quais, Ministério da Saúde  e os gestores municipais e estaduais, representados pelo Conselho Nacional de  Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho Nacional de Secretários  de Saúde (CONASS), respectivamente, debateram e formularam soluções para  viabilizar um desenho do Programa que possa permitir a ampliação do acesso e  melhoria da qualidade da Atenção Básica em todo o Brasil.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica é um Programa que procura induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais, além das Equipes de Atenção Básica, em ofertarem serviços que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades concretas da população.

O Programa busca induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde em todo o Brasil.

Quais as etapas do PMAQ?

O PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

A adesão foi feita em dezembro de 2011 mas a equipe já começou as atividades. 

Fonte: http://dab.saude.gov.br/sistemas/Pmaq/ e Manual Instrutivo do PMAQ - Ministério da Saúde, 2011.






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