quinta-feira, 22 de março de 2012

Ações do PMAQ são apresentadas em reunião do Conselho Municipal da Saúde

22.03.2012 Nas dependências da sala do Conselho Municipal da Saúde em Tuparetama, a equipe da ESF Bom Jesus apresentou o Plano de Intervenção do PMAQ para os Conselheiros e a perspectiva de melhorar a qualidade do acesso às ações da Atenção Básica conforme preconiza o PMAQ. Os Conselheiros aprovaram o plano e ficaram contentes com a iniciativa que deve qualificar o serviço em Tuparetama.




Durante a reunião foi também apresentado três outras demandas oriundas do AMAQ: a questão da referência para especialidades odontológicas e próteses e a formação do Grupo de Apoio Institucional e ainda, a necessidade de reformar a unidade com base no Guia de Sinalização publicado pelo Ministério da Saúde.

Tuparetama é um município pequeno e não dispõe de recursos para manter um Centro de Especialidades. Por outro lado, um dos princípios do SUS é a regionalização. No ano de 2010 ficou consensado na região, durante oficina de regionalização, a implantação de duas unidades para atender a população, mas até o momento não foi executada. A Secretária da Saúde então, com base nessa oficina, e agora, dentro do contexto do PMAQ, encaminhou ofício para a X Gerência Regional da Saúde em Afogados da Ingazeira, solicitando que a pauta seja discutida pelos municípios da região.

Outro ponto destacado foi a Portaria que nomeou o Grupo de Apoio Institucional. Através dela, foi nomeado um grupo de pessoas que vai dar suporte a uma nova forma  de pensar e executar as ações da unidade.

Por fim, a Secretária Municipal da Saúde se comprometeu a levar ao Prefeito a necessidade imediata de fazer uma reforma na unidade com base no Guia de Sinalização que pretende dar uma nova aparência às unidades do SUS. A primeira etapa é fazer um orçamento e posteriormente, garantir a licitação e os recursos para execução.

A iniciativa de apresentar e compartilhar esse trabalho com membros do Conselho Municipal da Saúde pretende fortalecer as ações do SUS junto com o Controle Social. Para a gestão local, essa ação valoriza o papel do Conselho Municipal da Saúde.

Na figura a seguir, vê-se a Enfermeira Neide (camisa branca), representando a ESF na reunião do CMS, e os demais membros do Conselho, inclusive a Secretária Municipal da Saúde Andrezza Torres (primeira à esquerda)

Nenhum comentário:

Postar um comentário