quinta-feira, 17 de maio de 2012

Equipe da ESF Bom Jesus promove palestra

17.05.2012 Aconteceu na última quarta-feira palestra com Psicóloga, a Dra Cecília Souto, convidada pela equipe para tratar de gravidez na adolescência. Apesar do SIAB registrar queda nesse indicador nos últimos anos, a equipe entende que é preciso um trabalho de conscientização constante com os adolescentes.

A palestra contou com a presença do Coordenador da Atenção Básica Hermes Augusto que está sendo um dos apoiadores institucionais da equipe.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Reunião foi realizada para tratar do andamento de atividades e avaliação externa

15.05.2012 A equipe da ESF Bom Jesus realizoun reunião na tarde da última terça-feira para tratar de questões da última reunião e sobre a avaliação externa.

Percebeu-se que muitas demandas estabelecidas em ata foram encaminhadas, inclusive com a participação ativa do coordenador da Atenção Básica Hermes Augusto.


A reunião foi conduzida pelo consultor e apoiador Alberto Malta Junior que fez questão de enfatizar a avaliação externa que se aproxima. O principal encaminhamento da reunião foi a necessidade de organizar os materiais para a unidade.
Promoção de hábitos saudáveis para combater hipertensão e diabetes

13.05.2012 A partir de uma abordagem multiprofissional, a equipe promoveu, no último dia 09 de maio, evento na unidade para sensibilizar pacientes e usuários do serviço para a importância das práticas corporais e alimentação saudável.


O evento contou com a presença do Educador Físico e da Nutricionista que conversaram com o público presente. A equipe aproveitou o evento para distribuir doses da vacina influenza e fazer medidas de glicemia.

A perspectiva da equipe é construir encontros periódicos para tratar de promoção da saúde e sensibilizar a comunidade sobre os determinantes sociais da saúde.
Equipe da Vila Bom Jesus executa planejamento de atividades

12.05.2012 Dentro da perspectiva do PMAQ a equipe da ESF Bom Jesus está buscando qualificar o trabalho através de ações melhor planejadas.




Aconteceu no último dia 08 na unidade, uma atividade coletiva que envolveu todos da equipe em torno da promoção da saúde bucal. O dentista Dr. Irandivaldo e a THD Cristiane realizaram orientação para escovação adequada e cerca de 125 exames clínicos com o apoio de toda a equipe.


Para ilustrar a importância da higiene oral a unidade exibiu vídeos tratando do assunto. Paralelo a atividade,  os ACS fizeram a atualização do cartão de vacina das crianças e algumas crianças foram vacinadas.


Após o evento a comunidade mostrou contentamento com a iniciativa da unidade em promover a ação de natureza preventiva e de promoção da saúde.
Equipe promove atividade coletiva para as mulheres

07.05.2012  A equipe da ESF Bom Jesus promoveu evento para orientar as mulheres sobre aleitamento materno, parto normal e orientação sobre higiene oral da gestante e cuidados com a saúde bucal do bebê.



Essa foi mais uma atividade integradora que a equipe promoveu na unidade. Na ocasião as grávidas presentes receberam um presente homenageando a maternidade.


A equipe entende que atividades como esta fortalecem o vínculo da equipe com a comunidade e contribui para integração das pessoas.

Evento sobre alimentação saudável é realizado na equipe da ESF Bom Jesus

03.05.2012 Para fortalecer as ações de promoção da saúde, a equipe organizou um evento na unidade convidando crianças para assistirem exposição de nutricioista e educador físico sobre os benefícios da  atividade física e de uma alimentação mais saudável. Essa ação está dentro do planejamento  da equipe para o mês de maio.