segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ministério da Saúde disponibiliza documento com as diretrizes da avaliação externa

 30.04.2012 O Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde disponibilizou o Documento Síntese para Avaliação Externa que apresenta as dimensões de analise para a avaliação externa e a lista de documentos que serão verificadas pelas equipes de avaliação externa.

Em breve os gestores poderão solicitar da Avaliação Externa para as equipes de atenção básica utilizando do Sistema do PMAQ.

A equipe deve acessar o link http://dab.saude.gov.br/sistemas/pmaq/documentos.php e baixar o documento para leitura.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

TEXTO E VÍDEO PARA ESTUDO: Promoção da Saúde 

De acordo com o Ministério da Saúde, a Promoção da Saúde é uma das estratégias do setor saúde para buscar a melhoria da qualidade de vida da população. Seu objetivo é produzir a gestão compartilhada entre usuários, movimentos sociais, trabalhadores do setor sanitário e de outros setores, produzindo autonomia e co-responsabilidade.

A Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), aprovada em 30 de março de 2006, dá diretrizes e aponta estratégias de organização das ações de promoção da saúde nos três níveis de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a integralidade do cuidado. 

No link: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_promocao_saude_3ed.pdf há o documento da PNPS. A recomendação é fazer uma leitura, particularmente da parte que trata das ações específicas.



Há dois vídeos importantes no site do CANAL FIOCRUZ.  O canal é uma emissora de televisão da Fundação Oswaldo Cruz para a saúde. Desde dezembro de 2010, o Canal Saúde está no ar diariamente, das 9h às 19h, com seus programas, de instituições parceiras e produções independentes.  Com um espaço próprio de transmissão, a grade de programação passou a contar com mais conteúdo, participação, diversidade, atualidade e serviço. Sua atual transmissão abrange o país todo através de duas frentes principais: antena parabólica com recepção digital e site. Em ambas, a programação na íntegra é transmitida simultaneamente. As emissoras parceiras continuam a veicular alguns dos programas em horários diversos.

Sobre promoção da saúde, há  um vídeo importante no link abaixo:

http://www.canal.fiocruz.br/video/index.php?v=promocao-da-saude-conceitos-reflexoes-tendencias



Hora de Estudar! Equipe Bom Jesus receberá através de blog, textos de referência para discussão

25.04.2012  A formação do Grupo de Apoio Institucional  aconteceu recentemente para a equipe da ESF Bom Jesus.

Em recente apresentação sobre a Rede cegonha, o apoio institucional é colocado como função gerencial que busca a reformulação do modo tradicional de se fazer coordenação, planejamento, supervisão e avaliação em saúde.

O apoio institucional objetiva a mudança nas organizações, tomando como matéria-prima os problemas, soluções e tensões do cotidiano. Pretende-se que as discussões construídas pelo apoio institucional funcione acionando mecanismos instituintes de novos modos de cuidado, rompendo com práticas repetitivas, cristalizadas e cronificadas, como defendem Barros e Dimenstein (2010). 

Para a construção de contexto das discussões, serão postados textos e links no sentido de induzir os profissionais a ler e a posteriormente discutir o conteúdo em rodas de conversa.

Os textos serão postados quinzenalmente e discutidos em encontro mensal do Grupo de Apoio Institucional. Os assuntos postados são oriundos da reunião realizada em 10.04.2012 e que constam em ata.

Fonte: BARROS, SCM, DIMENSTEIN, M. Estudos e pesquisas em psicologia, UERJ, ano 10, n.1, p.48-67. Disponível na url: http://www.revispsi.uerj.br/v10n1/artigos/pdf/v10n1a05.pdf
Equipe faz reunião para planejar atividades 

25.04.2012 A equipe do Bom Jesus fez nessa quarta-feira mais uma reunião, dessa vez para tratar do processo de trabalho dos Agentes Comunitários da Saúde.

O Agente tem suas atribuições bem definidas pela Política Nacional da Atenção Básica. Com bases nesse pressuposto e nos indicadores vinculados ao Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB), o profissional tem uma série de atribuições relacionadas com coleta de informações.



A equipe então desenvolveu um arquivo de planilhas organizado na forma de caderno. A partir do uso dessa ferramenta o ACS poderá coletar as informações e fazer uma ponte direta com o SIAB. É uma forma de sistematizar a coleta de dados e buscar manter o sistema mais atualizado. Esse caderno também deve ser uma fonte de informação para o controle social e para  fiscalizações do Departamento Nacional de Auditoria (DENASUS) ou Controladoria Geral da União (CGU).

O Coordenador da Atenção Básica, Hermes Augusto, participou da reunião e enfatizou a importância de manter o SIAB atualizado.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equipe do Bom Jesus aproveita 50 anos de Tuparetama para prevenir doenças

20.04.2012 Semana passada, por ocasião da comemoração de 50 anos de Tuparetama, a equipe da ESF Bom Jesus aproveitou para fortalecer a prevenção às DSTs e AIDS no município.





Todos os profissionais da unidade estiveram no stand da Secretaria Municipal da Saúde e colaboraram com a distribuição de panfletos e preservativos. A Secretária Andrezza Torres também prestigiou o evento e vem buscando apoiar a equipe naquilo que é possível (figura ao centro).


O item 4.14 da AMAQ trata das atividades coletivas que a equipe deve realizar abordando conteúdos de sexualidade e prevenção de DST/ aids e hepatites virais. Apesar dessa atividade não ter recebido nota abaixo de 6,0, a equipe oportunizou essa atividade em parceria com a gestão e a Prefeitura.

A equipe acredita que aproveitar momentos como este, é de fundamental importância para manter a vinculação com a comunidade.

terça-feira, 10 de abril de 2012

Grupo de Apoio Institucional inicia as atividades

10.04.2012 O Grupo de Apoio Institucional estabelecido pela Portaria 001/2012 começou a atuar junto à equipe  da ESF Bom Jesus.

O Grupo deve ter pelo menos uma reunião mensal registrada em ata e atuar de modo a dar retaguarda para a equipe propiciando momentos de reflexão sobre o fazer na Estratégia Saúde da Família e  estimular inovação no trabalho cotidiano.

A primeira reunião foi feita para avaliar o plano de intervenção elaborado anteriormente para corrigir fragilidades. Além disso, a discussão foi direcionada para definir a necessidade de qualificação para profissionais da saúde.



 

A estratégia de qualificação será operacionalizada na forma de oficinas porque o formato tradicional de cursos não valoriza em sua totalidade os conhecimentos dos profissionais. A oficina valoriza a participação e o conhecimento de cada um na construção dos saberes necessários para o processo de trabalho.

A primeira oficina executada será sobre promoção da saúde. Antes disso, porém, acontecerá reunião com a coordenadora da vigilância epidemiológica sobre notificação compulsória. Nesta reunião deve estar presente a diretora administrativa do hospital. Essa reunião tem a pretensão de buscar uma aproximação com outras unidades vinculadas para favorecer uma maior notificação das doenças compulsórias. 
Equipe da ESF Bom Jesus faz primeira avaliação do plano de intervenção

10.04.2012 Nesta quarta-feira, a equipe da ESF Bom Jesus esteve reunida para avaliar as metas estabelecidas pelo plano de intervenção estabelecido após primeiro preenchimento do AMAQ.



O resultado foi positivo. O plano possui 23 metas para serem alcançadas, das quais  apenas uma está em atraso. Uma parte das metas já foi cumprida e as outras estão dentro do cronograma estabelecido.





A equipe está envolvida e motivada a transformar a rotina da unidade e a perspectiva é obter um resultado positivo na avaliação externa que será em breve.
Sistema do AMAQ está disponível no site do Departamento de Atenção Básica

10.04.2012 A partir de 09.04.2012 ficou disponível no site do DAB o sistema do AMAQ para alimentação do questionário preenchido. Essa atividade é parte do trabalho de acompanhamento do PMAQ que havia sido estabelecido.

A equipe da ESF Bom Jesus deve concluir o questionário on-line ainda essa semana.

quarta-feira, 4 de abril de 2012



Ministério da Saúde elevará em até 100% os repasses mensais a equipes que tiverem desempenho satisfatório

 04.04.2012 O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira (4), o início da terceira etapa de avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), no auditório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), em Brasília. Serão avaliadas 17.482 Equipes de Saúde da Família (ESF) que atendem 3.972 municípios brasileiros. O programa, criado em 2011, destina mais recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalhado das equipes de saúde.


Ao todo, serão destinados quase R$ 800 milhões para as equipes bem avaliadas pelo PMAQ apenas em 2012. A previsão é que este valor seja ainda maior ano que vem. O ministro Alexandre Padilha garantiu que as equipes que atingirem padrões de qualidade terão até o dobro de recursos. “Com isso vamos incentivar os municípios a se esforçarem no atendimento ao usuário do SUS. Não basta atender, queremos também um atendimento de qualidade”, explicou o ministro. Para definição da qualidade das equipes, os avaliadores entrevistarão usuários e profissionais e analisarão o atendimento prestado, a infraestrutura e a disponibilidade de medicamentos. Este conjunto de critérios compõe uma certificação, pelo qual será definido o desempenho das equipes.


MONITORAMENTO E QUALIDADE - As avaliações do PMAQ tiveram início em novembro do ano passado e seguem até julho deste ano. Até lá, todas as equipes de atenção básica já terão sido visitadas por uma equipe de avaliadores da qualidade.


Pelo programa, serão verificados indicadores como atendimento pré-natal, acompanhamento de pessoas em situação crônica, redução do tempo de espera por consulta e adequada atenção à saúde do idoso.


Ao ter sua adesão ao Programa efetivada, o município recebe 20% do Componente de Qualidade do PAB-variável, o que representa valor adicional de até R$ 2,2 mil por equipe a cada mês. A verificação in loco do Ministério, que determinará novos valores de repasse para o município, acontece seis meses após a adesão ao Programa. Nas situações em que o desempenho da equipe for considerado ótimo, o município poderá receber mensalmente até R$ 11 mil por equipe.


O programa prevê um conjunto de estratégias que apoiarão os municípios e equipes a alcançarem bons resultados. Ao longo do programa, o resultado será comparado entre as equipes, evidenciando a evolução do trabalho de cada grupo.


Além de avaliar a satisfação do usuário, acesso, utilização e qualidade dos serviços, o Ministério estipulará metas para os municípios. Para isso serão emitidos certificados de desempenho, o que contará com o envolvimento de instituições de ensino e pesquisa, além dos gestores municipal, estadual e federal. O programa também estimula a educação permanente, o apoio institucional e monitoramento.




PMAQ EM TUPARETAMA - A equipe da ESF Bom Jesus continua a trabalhar firme para ter a melhor avaliação possível. Nesses quatro meses de trabalho já se percebem algumas mudanças. Além da equipe estar motivada com o PMAQ, está também voltada para fazer uma crítica a seu processo de trabalho e a mudar suas perspectivas.